Thursday, October 11, 2007

Tarots

Tarots: o teatro da Memória

"Para escapar à alienação da sociedade presente, só existe este meio: fuga para frente: toda linguagem antiga é imediatamente comprometida, e toda linguagem se toma antiga desde que é repetida. "
(BARTHES, Roland- O Prazer do texto)

"Nem sempre penso nos procedimentos técnicos de Maria do Céu. Sua expressão de conquistar passo a passo uma individualidade está além do percurso para chegar à construção de imagens pictóricas, enfrenta o visível e o invisível. Lembro-me que ela sistematiza esse invisível como um desenhista renascentista ou uma fusão ousada de Robert Rauschenberg. Desenha espaços e seus vínculos possíveis. Esse pensamento na obra de arte não escapa à dialética. Está além do belo e longe de formular regras, num processo circular, reflexionante, abre-se para fissuras pelas quais ela passa determinada: o novo não é uma moda, é um valor, fundamento de toda crítica: nossa avaliação do mundo já não depende da oposição. O encontro com o Antigo é o Novo e sua longa transformação em marcha.

Esse superdimensionamento dos olhos está decerto baseado numa atitude apócrifa. Lembro-se que certa vez recebi um vídeo de quando ela estava na Itália: muitos ventos e cenas difusas, meus olhos se fecharem de cansaço durante e ao fim da exibição. Maria do Céu cortou suas próprias pálpebras e senti no seu lugar este perpetre da descoberta: a dúvida da imagem.

Céu alterou ligeiramente a famosa passagem sobre o poder miraculoso e divino do homem de conhecer o mundo, seus Tarots amplificam-se num poder de conhecer um universo infinito e assimilar a reflexão recém-revelada do conhecimento infinito, num vasto universo em expansão. Quanto à fonte imediata da nova visão, não pode haver dúvidas, De natura rerum , conferindo a tais mundos inumeráveis um movimento mágico quase absolutamente ausente na arte que hoje se pratica. Assim seu universo se refugia longe dos fatos terroristas, abraça a gnose hermética, numa nova revelação que informa os inumeráveis mundos como iluminação mágica, sendo que o homem, este mago, esse grande milagre, deve se expandir até uma extensão infinita se quiser receber essa visão, e só assim poderá refleti-la dentro de si."


Escrínio para Maria do Céu Diel

" Recebi os Tarots de Maria do Céu Diel pelos correios. Ela então em Vasto, na Itália, e eu em Paris. Ao abrir o envelope acolchoado a revelação, o avesso da vida no infinito, o maravilhoso! Portas e cabeças zinabradas… braceletes, mandíbulas e dentes… cidades transfiguradas por um olho d’água em um tempo sobrenatural e verídico. O olhar recuava em direção a um tempo anterior às imagens para então poder depois fixá-las em um percurso pessoal e rememorá-las… Algum tempo depois, recebi da mesma maneira mais uma série de imagens que formam os Tarots e ainda o lindo Amarilis com suas órbitas profundas… as imagens insistiam, confesso, junto com o meu desejo de também tocar os lugares por onde passou o olhar da artista…

Recebi com o envelope a tarefa de acondicionar as imagens na criação de um livro de artista. Levei os Tarots para o atelier de encadernação e ao lado de papéis filigranados, peles de cabra, alicates, dobradeiras, ouro, chumbo e cobre… eles prosseguiram os percursos de Maria do Céu, que lá também esteve, e incitaram outros nos olhos de visitantes e outros viajantes curiosos que por ali passaram.

Estes são os livros criados pelos inúmeros encontros, desencontros e viagens. O bloco de cartas com seus cortes refilados e jaspeados, unidos mesmo quando embaralhados, encerrados em um escrínio revestido do avesso de uma pele vinda de Capri. "


Data e horário

De 11 de outubro a 04 de novembro de 2007
Segunda a sexta das 9h00 às 18h00

Local
Galeria de Arte Nello Nuno
Rua Alvarenga, 794 Cabeças
Ouro Preto - MG

Maiores informações
Fone/Fax: (31) 3551 2014
E-mail: faop@faop.mg.gov.br
Website: www.faop.mg.gov.br

No comments: